Projeto Suc@tin
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA-MG
(CEFET UBERABA MG)
COMISSÃO DE INCLUSÃO DIGITAL
CURSO SUPERIOR DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CURSO SUPERIOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
2007
“Quando duas pessoas se unem no intuito de transformar uma realidade social, seja ela qual for, não só realizam o inimaginável, como, demonstram na prática que o impossível é apenas uma palavra oportuna na boca dos indiferentes.”
José Dias
“Loucos são os ousados que fracassam!”
João do Amaral Gurgel
INTRODUÇÃO
Após dois anos de pesquisas e levantamento de dados, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba – MG, sob a direção do Ilm° Sr. Prof. Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, constitui sua Comissão de Inclusão Digital com a missão de promover a inclusão digital em comunidades carentes do entorno da cidade de Uberaba-MG.
Pesaram para tal iniciativa a excelência do ensino em Tecnologia da Informação, área de ciência e tecnologia oferecida por esta instituição; os avanços obtidos nas áreas curriculares e metodológicas dos cursos Técnico em Informática; e a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Não obstante, da política institucional de disseminação do conceito “Escola Cidadã”, que engloba ações conjuntas e de parcerias público-privadas entre escola-comunidade-empresariado e, sendo o referido Centro o primeiro a oferecer nacionalmente o Curso Superior em Tecnologia em Desenvolvimento Social, cuja missão é promover através da implementação e gestão de projetos sociais a uniformidade e integração entre as políticas públicas e instituições filantrópicas (ONGs, Terceiro Setor, etc...), emerge o conceito de multidissiplinaridade nas ações de enfrentamento das problemáticas sociais.
Embasados nestes princípios, os membros da supracitada Comissão se empenharam na busca de uma comunidade piloto para que servisse de base para levantamento de dados e que segundo critérios pré-estabelecidos oferecesse as mínimas condições para implantação do referido projeto.
Concorreram para a escolha da Comunidade, Bairro Jardim Planalto (Vila Pássaro Preto) e da Casa Espírita da Sopa Adolfo Fritz, o processo historiográfico de evolução e desenvolvimento comunitário e a importância das ações realizadas pela referida instituição no decorrer de seus vinte anos de existência, da concretude de suas realizações e da idoneidade de seus responsáveis; possuir espaço físico mínimo para a instalação dos equipamentos; possuir a segurança mínima para o desenvolvimento de pesquisas e projetos sociais; distância adequada à logística segundo o critério custo-benefício e de acordo com as disponibilidades do gestor, entre outros.
O presente projeto constitui-se em três fases distintas e abrange duas áreas sociais e seis áreas do conhecimento técnico e científico. Possui um efeito multiplicador e, segundo as bases de monitoramento, pretende, ao fim de dois anos, alcançar seus objetivos enquanto promotor de cidadania, emprego e renda.
PALAVRAS CHAVES: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INFORMÁTICA, RECICLAGEM INDUSTRIAL, RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL, INCLUSÃO DIGITAL, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, PROMOÇÃO DE EMPREGO & RENDA, QUALIDADE DE VIDA.
PROPONENTE
Com sede situada nesta cidade de Uberaba – MG a Rua João Batista Ribeiro, 4000, Mercês, Cep 38064-790, Unidade I, telefone: 0xx(34)3319-6000 e fax 0xx(34)3319-6003, site: www.cefetuberaba.edu.br, Autorização para funcionamento – Dec. MEC 83935 e Port. MEC 087 de 07/10/80 e Transformado em CEFET pelo Dec. MEC de 16/08/2002, publicado no DOU de 19/08/2002, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba – MG, CEFET Uberaba – MG, através de sua Comissão de Inclusão Digital, concomitante aos seus 54 anos de existência e diante de um franco estágio de solidez, expansão e desenvolvimento de suas grades disciplinares e pedagógicas e, somando-se ainda, da sua consolidação como Instituição Federal de Ensino Técnico e Superior, vem através deste projeto inaugurar um novo estágio na sua relação para com a comunidade local.
Após dois anos de pesquisas e levantamento de dados, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba – MG, sob a direção do Ilm° Sr. Prof. Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, constitui sua Comissão de Inclusão Digital com a missão de promover a inclusão digital em comunidades carentes do entorno da cidade de Uberaba-MG. Neste sentido, o presente Projeto Suc@tin é proposto e, por ora, apresentado.
1. Comissão de Inclusão Digital
CEFET Uberaba MG 2007
Diretor Geral:
Prof. Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira
Vice-Diretor Geral:
Profª. Elaine Donata Ciabotti
Coordenador Geral do Projeto:
Prof. Frederico Renato Gomes (Elaboração, Organização e Gestão).
frederico@cefetuberaba.edu.br
Sub-Coordenação Geral do Projeto:
Prof. Willian Alexandre Manzan (Supervisão e Grade Pedagógica).
wmanzan@gmail.com
Prof. Mauro Borges França (Staff, Logística e Monitoramento de Resultados).
mauro@cefetuberaba.edu.br
Coordenadora Geral em Desenvolvimento Social:
Prof ª Maria das Graças Assunção do Carmo (Supervisão e Monitoria Social).
graca@cefetuberaba.edu.br
Aluno José Sebastião Galdino Dias (Assistente Geral, Staff, Elaboração, Organização, Gestão e Monitoria).
jsgdsoc@hotmail.com
Sub-Comissão de Avaliação e Monitoramento:
Prof. Cladecir Alberto Schenkel (Análise de Projetos).
schenkel@cefetuberaba.edu.br
Prof. Roberto Carlos de Moraes (Análise de Marketing).
marketing@cefetuberaba.edu.br
2. Parcerias
São parceiros deste projeto:
a) Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba – MG
b) Casa Espírita da Sopa Adolfo Fritz
JUSTIFICATIVA
1. SITUAÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO
1.1 REALIDADE
A partir da constatação da existência de refugos de materiais de informática em quantitativos expressivos na região do Vale do Rio Grande, por parte das empresas de médio e grande porte, destinados aos lixões/descartes diretos e sucateamentos/descartes indiretos, na interface do interesse sócio-econômico da Inclusão Digital de comunidades em risco social e/ou de baixa renda do entorno do município de Uberaba-MG, o presente Projeto Suc@tin, uma iniciativa do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA-MG (CEFET UBERABA MG) que através de sua COMISSÃO DE INCLUSÃO DIGITAL, propõe-se ser o instrumento de ligação entre as Empresas Parceiras em Responsabilidade Sócio-Ambiental (EPRS), atores protagonistas do desenvolvimento sócio-cultural e o sujeito social em risco/carência, a comunidade.
Este Projeto Piloto consiste em que, através de mecanismos bilaterais, as Empresas Parceiras em Responsabilidade Sócio-Ambiental (EPRS) doem os referidos refugos e/ou equipamentos de informática defeituosos ao CEFET Uberaba - MG, responsável pela gestão administrativa, logística e operacional do projeto, provedor dos meios e recursos para a “reciclagem” (manutenção) dos equipamentos por intermédio do trabalho voluntário dos corpos docentes e discentes desta renomada instituição de ensino técnico e superior da cidade de Uberaba-MG.
Realizada esta etapa, que tem por objetivo a integração Empresa-Escola e o incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação nas áreas de Tecnologia da Informação e Tecnologia em Desenvolvimento Social, a supracitada instituição de ensino federal disponibilizará, gratuitamente, estes equipamentos reciclados à comunidade escopo deste projeto, formando o ciclo Empresa-Escola-Comunidade, tríade consubstancial ao propósito do desenvolvimento sócio-ambiental e econômico sustentável.
1.1.1. SISTEMATIZAÇÃO DO PROBLEMA/PROBLEMÁTICA
Compreendendo-se o descarte de equipamentos de informática de empresas de grande e médio porte como uma relação de custo x benefício onde a manutenção destes aparelhos representa não apenas hora/homem/máquina improdutiva, mas também custos diretos e indiretos na linha de produção, a imediata reposição destes instrumentos de gestão/produção em forma de novas aquisições favorece ao aprimoramento de custos e reverte-se em ganho na aplicação imediata de nova Tecnologia da Informação, esta cada vez mais dinâmica e eficiente cujo acompanhamento faz-se primordial ao desenvolvimento e sobrevivência empresarial.
Do ponto de vista do Desenvolvimento Sustentável e da Reciclagem Industrial, sistematizar um Plano Piloto visando comunidades em risco sócio-econômico e cultural e inseri-las no contexto da nova Tecnologia da Informação através do aproveitamento destes refugos industriais, que ora são simplesmente descartados, ora se transformam em objeto de sucata, mas que através da respectiva e pontual ação, dos profissionais e alunos do Centro de capacitação tecnológica, servem como material didático-pedagógico para desenvolvimento de ações de Inclusão Digital em comunidades carentes, bem como, contribuem para a formação de mão de obra especializada, além de dar uma nova orientação para os referidos equipamentos que até então teriam o descarte final como destino.
Este projeto vem a atender essa diretriz básica de Responsabilidade Sócio-Ambiental e que em sua implantação e processo, engaja Desenvolvimento Social, fomento de emprego e renda, gerando qualidade de vida e Inclusão Digital, incentivo à Ciência, Tecnologia & Inovação e, também, promove a integração Empresa-Escola-Comunidade.
1.2 ATORES, ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES
1.2.1. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA-MG (CEFET UBERABA MG)
Instituição Federal de educação tecnológica nos níveis técnico e superior.
- Responsável pela manutenção/reciclagem dos equipamentos;
- Ceder o corpo docente e discente para ministrar cursos e palestras para a comunidade;
- Coordenar e incrementar os insumos técnicos pedagógicos do projeto;
- Levantamento sócio-econômico e cultural da comunidade para embasamento de Políticas Governamentais e ações de entidades do Terceiro Setor;
- Promoção de Ciência, Tecnologia & Inovação nas áreas correlatas ao projeto em questão.
1.2.2 ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA [CASA] DA SOPA ADOLFO FRITZ
A ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA [CASA] DA SOPA ADOLFO FRITZ, sito nesta cidade de Uberaba – MG, a Rua Asa Norte, 185, Bairro Jardim Planalto, Cep 38045-738, registrada na Junta Comercial sob CNPJ n° 23.371.180/0001-13, livro A, n°de Ordem 659 a 11 de novembro de 1988, n° 25.273, Protocolo A-1, p 383, constitui-se como entidade filantrópica de assistência social sem fins financeiros e econômicos.
Atuante na comunidade uberabense desde 1970, sob a liderança de “Juninho”, obteve sua fundação a 05 de setembro de 1988.
1.2.2.1 HISTÓRICO
JUNINHO:
Diante dos problemas sociais cotidianos, ao constatar da miserabilidade de comunidades periféricas, no olhar de cidadão consciente de sua humanidade e da capacidade de mobilização social inerente aos que não são indiferentes as dores e sofrimentos de seus semelhantes, (...) Júnior, inicia um processo de distribuição de pães ao redor de sua comunidade, Bairro Santa Marta, em 1970. Nesta ação, mescla de solidariedade, altruísmo e caridade espírita-cristã, passa a tomar consciência de que é preciso fazer mais por um povo tão sofrido e iniciam-se outras ações tais como campanhas locais para recolhimento de agasalhos e alimentos e sua respectiva distribuição. Ao entrar em contato com a comunidade de sem-tetos Vila Pássaro Preto (atual Jardim Planalto) decide pela instalação e fundação da Associação Espírita da Sopa Adolfo Fritz.
A COMUNIDADE
Com apenas uma via de acesso, a então comunidade de sem-tetos (moradias de lona e pau-a-pique), “posseiros” de área devoluta da União, pertencentes à Força Aérea Brasileira, chamada de “Pássaro Preto”, constituía-se de apenas 10 (dez) famílias nos fins de 1970. Problemas como ausência de infra-estrutura sanitária, conflitos intra-familiares, alcoolismo, desemprego, fome, marginalidade e outros representavam a identidade excludente desta comunidade periférica da cidade de Uberaba. A intervenção inicial, implementada por “Juninho” foi a de distribuição de sopa e, da constatação de outras demandas, o auxílio direto na resolução destas. Conseqüência desta intervenção, ainda que precária, foi a transformação gradual desta comunidade e seu envolvimento na busca por melhores condições de vida. Em 1988, da fundação da instituição, a comunidade já contava com 80 famílias e cerca de 1000 habitantes. Hoje, 2007, constitui-se de aproximadamente 600 moradias – em sua maioria, de alvenaria e contam com saneamento básico, com uma população estimada de 3.000 habitantes que contam com três vias de acesso e uma dezena de ruas pavimentadas.
A ATUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
No passado e em seu início de atuação junto à comunidade Vila Pássaro Preto (Jardim Planalto) a atuação representava um alento às dificuldades cotidianas desta comunidade, consistido em distribuição de sopa e roupas e cestas básicas. Com o avanço das ações e da integração com a comunidade, surge a construção da sede da Casa da Sopa, que antes era servida na “varanda” ou “área” da casa de moradores. Da construção do primeiro conjunto de três cômodos, inicia-se uma mudança de paradigma institucional, no qual se passa a oferecer não apenas a sopa e roupas e alimentos, mas também a instrução, a formação de pessoas através de voluntariado com cursos como corte e costura e artesanato. Hoje, através de convênios e parcerias institucionais, a instituição implementa não apenas tais cursos como gera cidadania e comprometimento social. Oferece ainda tratamento odontológico preventivo e possui farmácia comunitária. Não é subvencionada de verbas públicas e mantém-se através de donativos espontâneos advindos da própria comunidade. Não obstante, a instituição rompe os limes geográfico e atende ainda outras comunidades, a saber: Jardim Ozanan, Jardim Pacaembu, Residencial 2000, Parque das Américas e Comunidade Rural Estrela da Vitória (Sem-Terra) em uma estimativa de 450 famílias atendidas direta e indiretamente. Observa-se, ainda, que o critério adotado para tais atendimentos é a demanda social de cada família. Uma vez sanada a demanda, cessa-se o atendimento, pois é intuito da instituição “dotar de autonomia o sujeito em risco social, primeiro, resgatando-lhe a auto-estima e segundo, deixando-o caminhar por si”.
Obs.: Observamos que tais informações foram consubstanciais para a decisão deste Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba – MG, através de sua COMISSÃO DE INCLUSÃO DIGITAL, escolher a instituição e a comunidade para a implantação do presente projeto piloto.
DOS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA
Foram tomados por critério para a escolha da comunidade:
- Risco social imanente;
- Histórico de formação e desenvolvimento social;
- Possuir instituição idônea e atuante na comunidade que seja responsável pela zeladoria, segurança e manutenção das instalações e equipamentos;
- Dispor de infra-estrutura mínima para a implantação física (instalações) do projeto;
- Sinergia entre instituição e comunidade;
- Facilidade de acesso (por ocasião de limitações logísticas e de monitoramento por parte do CEFET)
- Facilidade de comunicação.
1.2.3 EMPRESAS PARCEIRAS EM RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
- Doação dos equipamentos danificados;
- Parceria na promoção de emprego e renda;
- Divulgação do Projeto;
- Auxílio direto e indireto de meios e recursos para a sustentabilidade do mesmo;
- Avaliação de Resultados;
- Monitoria e Interface para com a adequação de planos e metas.
MISSÃO, OBJETIVOS GERAIS E OBJETIVOS ESPECÍFICOS
MISSÃO
Promover o bem-estar social através da Inclusão Digital e do monitoramento das demandas e conflitos sociais em comunidade sob risco sócio-econômico (baixa renda) do entorno da cidade de Uberaba-MG, agindo em dois prismas: a) educacional tecnológico – formação de mão de obra qualificada e, b) desenvolvimento social – fomento à qualidade de vida através de ações afirmativas sócio-educativas que proporcionem emprego e renda.
OBJETIVOS GERAIS
São Objetivos Gerais deste projeto: reduzir o impacto ambiental composto por refugos de equipamentos de informática através da reciclagem por manutenção e disponibiliza-los à comunidade em risco sócio-econômico e cultural, em células educacionais de Tecnologia da Informação (manuseio e manutenção) e Desenvolvimento Social (qualidade de vida, emprego e renda).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
São Objetivos Específicos deste projeto:
1. Promover a integração Empresa-Escola-Comunidade;
2. Desenvolver a consciência de Responsabilidade Sócio-Ambiental;
3. Gerar alternativas de desenvolvimento sustentável para as comunidades em risco sócio-econômico e cultural, despertando-a para o conhecimento e inclusão social através da nova Tecnologia da informação, instigando a curiosidade e desenvolvendo a criatividade (Inclusão Digital);
4. Fomentar pesquisas no âmbito do Desenvolvimento Social e da Inclusão Digital.
SOLUÇÕES PROPOSTAS
Através de parcerias com a iniciativa privada e aberto ao exercício da cidadania voluntária, promover a doação de equipamentos danificados de informática que serão manutenidos pelos cursos técnico e superior de Tecnologia da Informação do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA-MG (CEFET UBERABA MG), que implementará e supervisionará o presente projeto.
AÇÕES E PRIORIDADES
1) Apresentação do projeto à comunidade empresarial;
2) Avaliação e escolha da comunidade piloto;
3) Captação de meios e recursos;
4) Instalação do espaço físico;
5) Mobilização e treinamento de pessoal;
6) Gestão de Riscos;
7) Monitoramento de Resultados;
8) Instauração do projeto;
9) Adequação de planejamento e metas.
RESULTADOS ESPERADOS
A) CURTO PRAZO
Integração Empresa-Escola-Comunidade;
Sinergia;
Comprometimento;
Motivação;
Sustentabilidade para a implantação.
B) MÉDIO PRAZO
Viabilidade de autogestão pela própria comunidade;
Incrementação de instrumentos geradores de qualidade de vida;
Promoção de emprego e renda.
C) LONGO PRAZO
Autonomia sócio-econômica e cultural da comunidade;
Qualidade de Vida;
Emprego e Renda;
Autogestão comunitária do projeto;
Multiplicação das Células Sócio-Educacionais Tecnológicas;
Exportação de tecnologia.
FATORES DE RISCO
1. Armazenamento dos refugos;
2. Superestimação/subestimação de respostas;
3. Integração/ inter-relação/comunicação com a comunidade;
4. Aspectos culturais;
5. Voluntariado;
6. Sinergia e motivação dos envolvidos no projeto;
7. Recursos/implantação;
8. Recursos/sustentabilidade;
9. Mobilidade/disponibilidade de pessoal;
10. Transporte/pessoal;
11. Transporte/logística;
12. Comunicações;
13. Espaço físico;
14. Políticas Empresariais;
15. Temporalidade/auto-suficiência/sustentabilidade.
SISTEMA DE MONITORAMENTO
O CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA-MG (CEFET UBERABA MG) disponibilizará semestralmente prestação de contas, receitas x despesas, bem como, através de relatórios emitidos pelos cursos técnico e superior de Tecnologia da Informação que, sob orientação do curso superior de Desenvolvimento Social, implementará e supervisionará o projeto e avaliará seus resultados; as empresas participarão deste monitoramento através da vinculação de suas marcas, agregando valor de Responsabilidade Sócio-Ambiental aos seus produtos, aferindo midiaticamente o bem-estar social proporcionado; e a comunidade, como um todo, através de sua participação voluntária e beneficiária do projeto.
ANEXOS
1. MATERIAIS E SERVIÇOS (ESTIMATIVA)
Quantidade Descrição
1 Cabeamento de rede UTP categoria 5E para 10 computadores.
1 Switch 10/100 mbps com 16 portas RJ45
1 Impressora de qualquer tipo
3 Mesa para computadores de 2,10 mts X 0,80 mts
1 Mesa para impressora de 0,8 mts X 1,40 mts
1 Rack de parede suspenso de 6 unidades
1 patch panel 24 portas RJ45
1 Mesa para o micro do professor 0,8 mts X 0,70 mts
20 Cadeiras
1 Quadro branco
10 Computadores de qualquer tipo
2. PLANTA BAIXA LABORATÓRIO
3. CRONOGRAMA
Cronograma Projeto Sucatin
Descrição da Atividade Datas Previstas
Jun/07 Jul/07 Ago/07 Set/07 Out/07 Nov/07
Levantamento Comunidade Escopo
Apresentação Projeto
Socialização
Acordos/Parcerias
Captação de Recursos
Instauração do Espaço Físico
Implementação
CONSIDERAÇÕES FINAIS
DADOS AFIRMATIVOS E COMPLEMENTARES
1. PÚBLICO ALVO:
Considera-se público alvo a comunidade como um todo, na faixa etária entre 10 anos e 55 anos de idade. Tal limitação é dada por critério de disponibilidade pedagógica e metodológica, que, por ora, não dispõe de instrumentos e profissionais qualificados para a educação na Terceira Idade. Pesquisas e experimentos estão sendo desenvolvidos para que no decorrer do processo tenha-se tal disponibilidade.
Obs. Técnica: a princípio, é tomada por demanda operacional e de caráter emergencial, a educação de jovens entre 10 anos e 21 anos de idade, pois representam uma resposta de curto prazo às demandas sócio-econômicas da comunidade e despertam o interesse direto da comunidade empresarial.
2. PONTOS FORTES:
Considera-se ponto forte a integração escola-comunidade-empresa donde advéem o encontro de diversas oportunidades. Para a instituição de ensino representa um ganho nas áreas de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação, fator primordial para a inclusão social e a distribuição de riqueza; para o empresariado é ao mesmo tempo qualificador de responsabilidade social e seguridade de mão de obra qualificada e de excelência; e, para a comunidade, considera-se ser o presente projeto, um elemento minimizador de conflitos sociais, um promotor de justiça social, e, principalmente, uma ponta de vanguarda para a implementação de projetos e programas sociais que gerem cidadania, comprometimento social, qualidade de vida, emprego e renda. Destaca-se ainda um outro ponto forte deste projeto: evitar a ida, para os aterros e lixões da região, dos computadores descartados pelas empresas de médio e grande porte da cidade de Uberaba.
3. PONTOS FRACOS:
Consideram-se, por ora, o pioneirismo deste projeto em termos institucionais e da logística disponível, seus pontos fracos. Crê-se que com a sua implementação, que tais dificuldades sejam suplantadas a contento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente projeto é uma grande oportunidade para a construção de um novo paradigma no referente à educação e sua participação na promoção de cidadania. Ao inserir-se no conceito de “Escola Cidadã”, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba – MG, através de sua multidissiplinaridade, agregando as forças curriculares e pedagógicas que possui à sua experiência enquanto fomentador de Ciência e Tecnologia, compreendendo da dinâmica da Assistência Social moderna, propõe-se a mediar escola-comunidade-empresa no profundo interesse do Desenvolvimento Social e da Democratização da Informação. Compreende-se que este projeto piloto é o que há de vanguarda neste processo de democratização e resgate da cidadania.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
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